segunda-feira, 29 de junho de 2009


É TAÇA NA RAÇA BRASIL...

Hoje o assunto é Seleção Brasileira, numa análise dessa temporada de sete jogos importantes, todos oficiais e nos quais foram conseguidas nada menos do que sete vitórias. De cara, deixemos claro que o Brasil não ganhou ontem por sorte... Na verdade, se o Juiz validasse o gol do Kaká, a virada teria vindo até mais tranqüila. O que nos deu a vitória foi a capacidade de impor um qualidade técnica claramente superior à do adversário.

Pelo bem ou pelo mal, os números do Dunga são incontestáveis na Seleção: 45 jogos com 31 vitórias, 10 empates e 04 derrotas, totalizando um aproveitamento de 76,3%, ou seja, igual do Felipão e o quarto melhor da história da Canarinho! Diga-se o que disser, o fato é que ele, em 03 anos conseguiu realizar o desafio que lhe foi imposto pelo Presidente da CBF: transformar a Seleção Brasileira em um time raçudo, que não desiste e que sua mesmo a camisa, dando tudo de si! A gente pode até sair na primeira fase da Copa de 2010, mas, aparentemente, não tem perigo de, a exemplo de 2006, estar todo mundo escondido quando as coisas derem errado!

Mas nem tudo são rosas... Há tempos eu venho dizendo que estamos numa entresafra de craques! Temos uma Seleção com 05 jogadores notáveis: Júlio César, Lúcio, Juan, Kaká e Luís Fabiano... O resto... Bem, o resto é o resto! Senão vejamos: como completar esse time? Precisamos de mais 06 grandes jogadores, mas das posições restantes, só a cabeça de área tem donos realmente convincentes: Felipe Melo e Gilberto Silva que, apesar das limitações técnicas, são verdadeiros guerreiros em campo!

Ainda precisamos de 04 titulares... Na lateral esquerda, estamos mais perdidos do que cego em tiroteio... O Kléber não joga nada, o André Santos não defende e o Dunga não gosta do Marcelo! Sinceramente, bate um desespero quando eu penso nesse setor do campo... Pessoalmente, escalaria o Marcelo, pelo único e exclusivo critério de que é melhor confiar em alguém que joga em um grande clube europeu do que dois doidos que estão em boa fase por aqui!

Na lateral direita, temos duas opções boas, pois Maicon e Daniel Alves são titulares dos times que provavelmente podem ser considerados os melhores do mundo: um é tetracampeão italiano e o outro campeão espanhol e europeu! Porém, ambos têm características totalmente opostas, pois o Daniel Alves defende muito mal e o Maicon não vai na linha de fundo nem se tiver um cheque assinado e com o nome dele... Ah, e, quando vai, não sabe cruzar! Realmente, é o herdeiro do Cafu... Mas a opção entre eles não é técnica e sim tática! A escalação depende da pretensão de atacar ou de defender pela direita...
O meio campo precisa de um parceiro pro Kaká... Aí já apareceram milhões de candidatos: Elano, Ramires, Diego, Júlio Batista etc, mas nenhum convenceu ou garantiu a vaga! Menos mal que o Elano perdeu a posição de titular absoluto e abriu espaço pra colocarmos alguém mais proativo! Sinceramente, eu não sei quem colocaria... Hoje, eu iria de Ramires, mas é muito difícil saber como o cara vai jogar em alguns meses, depois de trocar de time! Mesma situação do Diego, meu segundo preferido, apesar das lambanças passadas...

Por fim, temos o ataque... Não, o Robinho não é um mal jogador, como dizem alguns! Simplesmente ele já provou onde pode chegar: é um triatleta... corre muito, pedala muito e... NADA (by Drica)! Mas, como demonstram os números, a Seleção Brasileira rende com ele ali... Sabe-se lá se é a movimentação ou algo assim! Pessoalmente, eu tenho medo de mexer e o esquema tático se desmanchar, comprometendo o rendimento até de quem está jogando bem...

O que eu acho, então, é que temos um time mais parecido com o de 1994 do que com o de 2002! Temos alguns craques e muitos bons jogadores, então o esquema é fechar essa porra desse time, convocar alternativas e treinar exaustivamente, tanto o esquema principal, quanto as mudanças a serem eventualmente realizadas... Ontem isso teria sido importante, quando os estadunidenses deixaram um corredor do lado direito e não tínhamos um lateral pra subir!

Hoje eu iria de: Júlio César, Daniel Alves, Juan, Lúcio, Marcelo, Gilberto Silva, Felipe Melo, Ramires, Kaká, Robinho e Luís Fabiano! Escolhia o esquema e treinava um ano sem mexer... Tirando aqueles cinco craques, quem não se adaptasse ia pro banco!

E vocês?

11 Comentários:

Anonymous Chuck disse...

Concordo que os cinco são craques, apesar meia ressalva ao Luis Fabiano. Mas o cara tem ido bem na seleção, não posso negar.

Cogitaria os laterais do Flamengo para fins de experiência. Mas temo pela marcação.

Gostaria de ver o Fenômeno de volta. Mas é motivo passional. Gosto do cara, mas espero que só retorne se for para detonar. E queria muito que o Gaúcho se recuperasse. Aí o Kaká teria o parceiro necessário.

29 de junho de 2009 às 11:13  
Anonymous Mestre Marden disse...

Caralho, o Gaúcho está tão mal que eu até me esqueci dele, acredita? Hehehe... Com certeza ele seria o parceiro ideal, mas depois que ele amarelou em 2006, eu tenho medo... Muito medo! Como eu disse na postagem, essa seleção do Dunga é muito proativa... Coisa que ele não vinha sendo na seleção!

29 de junho de 2009 às 17:34  
Anonymous JV disse...

Eu concordo com o post. Realmente os números nos forçam a nos curvas perante Dunga, também concordo que hoje em dia o time tem um esquema bem definido, nao concordo com esse negócio de "raçudo" acho tudo isso besteira que serve para esconder o limitaçoes tecnicas ou taticas que nem sempre querem ser enxergadas, por mais que vistas.

O Lateral esquerdo é uma incógnita, o André Santos ainda nao me convence para ir para Copa, mas acho que ele ja roubou o lugar do KLEBER e ainda acho que o Marcelo deve ser melhor aproveitado.

Quanto ao Meio, a trinca FELIPE MELO, GILBERTO E RAMIRES é aquele deve ficar, porém, admitamos dah califrios pensar que iremos com eles.

Eu só nao aturo mais é o Robinho, o cara só nao jogou um jogo na ERA DUNGA, ou seja, jogou 44 jogos, e para mim nao faz nem na selecao, nem no Clube nada que lhe valha a condicao de mega craque, muito menos de titular absoluto, e essa tal condicao para mim é a grande responsável pela desestabilizacao tática que acontece quando o Gaucho entra fechando o famigerado 4ado que ja se mostrou ineficaz em zilhoes de oportunidades; ou seja, para mim o Gaucho só terá um teste válido quando atuar na posicao do Robinho. Nao acho que o Julio Batista tenha tido chances, pois jamais entrou como titular, a nao ser quando detonou jogando o jogo da vida contra a Argentina em 2007 e na minha opiniao, por falta de marketing pessoal nao é escalado mais. Ja o Diego eu acho o mesmo que acho do Gaucho, nao adianta colocar para jogar atrás do Ataque tendo que correr pelo Robinho, pois assim como o Dentuço nao foi forjado para isso e acaba nao fazendo nem uma coisa nem outra...

Ainda acho que nos falta um home para substituir FABIANO que invariavelmente recebe amarelos, e tem uma longa ficha corrida de vermelhos. Pato nao é o cara, e Nilmar é homem de velocidade, para mim Dunga perdeu uma grande chance de testar GRAFITE que se Houve muito bem esse ano, outra possibilidade é o Imperador realmente voltar, o que solucionaria o problema da reserva pelo menos.

De resto é isso, espero que o time entre com gana para massacrar a Argentina em setembro e por que nao, ajudar nossos hermanos a NAO ir para a COPA, eu adoraria ver essa cena!

29 de junho de 2009 às 21:24  
Anonymous Galo Forte e Vingador!! disse...

Lembro q na ultima copa da confederações a seleção tb terminou cheias de "oba oba" e "já ganhou" e foi um fiasco na copa...eu daria uma chance ao Tardelli...

29 de junho de 2009 às 22:55  
Anonymous Mestre Marden disse...

Ainda no onda da Copa das Confederações: O Funk do Joel Santana!

http://www.youtube.com/watch?v=xh3zIpiYYoI

29 de junho de 2009 às 23:18  
Anonymous JV disse...

Vc daria uma chance ao Carlos Alberto no lugar do ELANO, e ao Aranha no lugar do JULIO?.

30 de junho de 2009 às 00:18  
Anonymous Gustavo Menezes disse...

Imperador já!!!

30 de junho de 2009 às 07:34  
Anonymous Jacó Júnior disse...

Concordo com o post, principalmente quando fala em entressafra de craques. Aquela história de que o Brasil pode facilmente formar duas ou três seleções tá desatualizada há muito tempo.

De qualquer forma, mantidas as condições atuais, vaga mesmo na seleção só na lateral esquerda. André Santos não marca e foi tímido no ataque e Kléber já morreu e ninguem avisou para ele. Aquele lado tá complicado. No ataque, ele não vai mexer no Robinho e acho que o Pato vai para ganhar experiência, com isso falta o reserva do Fabuloso. Se o Imperador largar a cachaça, a vaga é dele.

Sobre o Gaúcho e Diego, acho que são cartas fora do baralho. Essa seleção tem um estilo de jogo de marcação forte e saída rápida em contra ataque. Esses dois, além de não marcarem ninguem, quando pegam a bola prendem demais e isso acaba com uma saída rápida. Vejam como o Ramires chegou e ganhou a posição, o cara faz exatamente o que o Dunga quer, sem a bola marca forte e com ela corre igual a um louco.

Acho que vamos sofrer, mas temos chances em 2010.

Um abraço!

30 de junho de 2009 às 10:45  
Anonymous rodrigo disse...

Criticamos tanto o Dunga, mas, diferentemente do que acontecia com os outros técnicos, há poucas discordâncias sobre a escalação da sua seleção. É certo que a fase não é de muitos craques, o que diminui as opções do treinador, porém os números de Dunga falam por si. Concordo com a escalação do Marden, ressalvando que Júlio Batista teve poucas chances na seleção e sempre que entrou jogou bem. Talvez em um jogo fechado, como foi o caso da final da copa das confederações, bom seria a substituição de Ramires pelo Júlio. O Brasil foi tetra com um meio de campo muito marcador, quem sabe a história não se repete...

30 de junho de 2009 às 19:54  
Anonymous wilson jr disse...

bem quanto ao time escalado no fim do post, eu colocaria hernanes de segundo volante que é a sua real posição, testaria fábio aurélio, na lateral esquerda, que vem muito bem no liverpool e na lateral direita prefiro maicon.

2 de julho de 2009 às 18:03  
Anonymous Mestre Marden disse...

O Fábio Aurélio tem sido bem falado mesmo... Mas eu acompanho pouco o futebol inglês! Quanto ao Maicon, deus me livre... Não admito um lateral que não sabe cruzar! E o Hernandes morreu, hé? Só mesmo os São Paulinos ainda falam dele... Tipo quando pediam o Mineiro na seleção há um tempo!

3 de julho de 2009 às 00:43  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial